quarta-feira, 2 de março de 2011

Atividade 1

Leitura do poema de Mario Quintana "Velha História".
"Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho! Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho. Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então, ficaram inseparáveis. Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelo café. Como era tocante vê-los no "17"! o homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo o jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando do peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por um canudinho especial... Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado. E eis que os olhos do primeiro se encheram de lágrimas. E disse o homem ao peixinho: "Não, não me assiste o direito de te guardar comigo. Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira? Não, não e não! Volta para o seio da tua família. E viva eu cá na terra sempre triste!..." Dito isso, verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho n’água. E a água fez redemoinho, que foi depois serenando, serenando... até que o peixinho morreu afogado..."
(Quintana, 1976, p. 105)

Nessa primeira atividade os alunos foram ao laboratório de informática para assistirem o curta "Velha História".
Discussão oral e escrita do texto:
1) Qual o tema principal desse conto?
2) Um peixe sobrevive fora da água?
3) Um peixe pode morrer afogado?

Logo depois os alunos visitaram o nosso blog onde serão postadas todas as atividades.

11 comentários:

Thallis disse...

Eu acho que o peixinho deu sorte de ter um companheiro tão legal. Mas na vida real, os peixes estão morrendo por causa da poluição.

Karen (Rebeldes para sempre s2 tudo p mim) disse...

Acho que a amizade deles era especial,mas nos dias de hoje a poluição está matando muitos peixes e muitas pessoas perdem tudo que tem atráves das enchentes que tem ocorrido em todo lugar.

Unknown disse...

Acho que o peixinho se acustumou a respirar o ar ao seu redor porque ele ficou muito fora da água e morreu quando voltou mas hoje em dia a água está tão poluída que o peixe não sobreviveria.

Unknown disse...

Na velha história o homem teve dó do peixinho e formaram uma amizade mas na vida real isso nunca aconteceria pois, são poucos que hoje na vida real tem dó de alguém... Principalmente dos animais.

Unknown disse...

Na história o homem teve pena do peixinho e assim eles criaram um vinculo muito forte mas na vida real nao aconteceria pois hoje em dia não acudiria como ele o acudiu... Vamos preservar o que natureza tem de melhor.

Brendon disse...

Maneiro, a amizade entre os dois, mas um peixe não pode viver fora da água se não ele morre. Alguns peixes moram no rio paraiba do sul. Eu não sei como vivem com tanta poluição no rio.

Tayana disse...

Eu acho que essa amizade entre o peixe e o homem era bonita e totalmente diferente das amizades que existe hoje com os animais e os homens.
As condições dos peixes que vivem no Rio Paraiba do Sul é muito ruim, pois o rio está muito poluído com as sujeiras que jogam nele, então esse peixes deviam viver em um rio mais limpo !!!

Unknown disse...

Eu acho que o peixinho ganhou uma boa amizade e a amizade deles é muito especial,pra que essa amizade seja eterna devemos acabar com a poluição nos rios e mares e também com as extinção de animais aquáticos.

paola disse...

Acho que eles tinham uma amizada muito linda e verdadeira mas o homem nao pode ficar com o peixe pois achava que estava separando o peixe de sua familia.
Os peixes do Rio Paraíba do Sul estão todos morrendo porque o Paraíba está muito poluído porque o homem joga lixo, animais mortos e muitas outras coisas nele acho que o homem não devia poluir o Rio Paraíba porque ele está matando os peixes e poluindo a água que bebemos.

Unknown disse...

NA velha história passaram uma mensagem para os peixes porque no dia de hoje a poluição está matando muitos peixes.
Vamos preservar o que a natureza tem de melhor.

Unknown disse...

Acho que a amizade entre eles era linda, mas a poluição está destruindo o nosso planeta e por isso devemos preservar o que é nosso.